PORQUE A GRAÇA DE DEUS SE MANIFESTOU TRAZENDO SALVAÇÃO A TODOS OS HOMENS. TITO 2-11

domingo, 30 de setembro de 2012

O cego de Jericó


...] “Saindo ele de Jericó com os seus discípulos e grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho, mendigando...”
[...] “Ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar: ‘Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!’ Muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele cada vez gritava mais: ‘Filho de Davi, tem misericórdia de mim!’ Jesus parou e disse: ‘Chamai-o’. Chamaram o cego, dizendo-lhe: ‘Tem bom ânimo! Levanta-te! Ele te chama’. Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus: ‘Que queres que te faça?’ O cego lhe respondeu: ‘Rabi, eu quero ver’. Disse-lhe Jesus: ‘Vai a tua fé te salvou’. Imediatamente ele tornou a ver, e seguia Jesus pelo caminho.” (Mc 10.46-52.)
Assim como Bartimeu, todos nós temos uma necessidade e precisamos de um milagre.
De acordo com estes versículos, podemos analisar se nossas atitudes se comparam com as de Bartimeu. Veja como ele se comporta ao saber que Jesus estava por perto.
Vs. 46 a 48
Bartimeu foi ousado o bastante para clamar por socorro enquanto Jesus passava. A multidão, ainda que repreendendo-o, não foi capaz de silenciá-lo, nem de fazê-lo desistir. Quantas vezes desistimos de nossa fé diante das circunstâncias ou diante da opinião contrária de outras pessoas. Quantas vezes deixamos de confiar no poder de Jesus e damos ouvidos à incredulidade e às dificuldades que nos rodeiam. E assim, deixamos passar a oportunidade de agirmos em fé e recebermos o milagre que precisamos.
Vs. 49
Bartimeu consegue captar a atenção de Jesus. Com fé e determinação, consegue fazer Jesus parar. E Jesus manda chamá-lo. Sua fé consegue chamar a atenção de Deus? Sua fé faz com que Deus pare pra te atender? Você está realmente determinado naquilo que tem buscado de Deus? Você tem conseguido convencer a Deus de que realmente deseja alcançar este milagre?
Deus procura fé nos homens. Seus olhos passam pela terra procurando alguém que tenha fé. Somente assim Ele pode agir. Quando Deus encontra fé em nossas vidas, então, Ele tem nas mãos o que é necessário para agir em nosso favor. Nossa incredulidade impede o agir de Deus. Nossa fé move Suas mãos.
Vs. 50
Ao ouvir que Jesus o chamava, Bartimeu, ainda que cego, ainda que rodeado por pessoas que o desanimavam, não olhou as suas dificuldades e foi ao encontro dAquele que poderia salvá-lo. Bartimeu lança fora a capa, que representava toda a sua miséria. Não se limite pelas dificuldades. Não se limite na sua própria necessidade. Lance fora a capa de sua miséria. Dê um salto em direção a Jesus. Dê um passo de fé. Seja ousado em confiar que Deus pode resolver seu problema.
Vs. 51
Jesus então pergunta a Bartimeu o que ele queria dEle. E Bartimeu, nessa hora, é específico na sua resposta. Ele sabia exatamente o que buscava.
Talvez Jesus esteja perguntando pra você o que você quer dEle. Como tem sido sua resposta? “O que o Senhor quiser?” “Não sei bem o que quero...” Seja específico com Deus. Você pode contar a Deus detalhes do que tem sonhado. Deus tem prazer nisso, pois assim vê que você confia nEle.
Vs. 52
O resto da história é a única coisa que podemos esperar de Jesus. Jesus supre a necessidade de Bartimeu. Bartimeu é curado de sua cegueira.
E é isso o que Ele quer fazer com as suas necessidades. Você pode receber seu milagre ainda hoje se tiver fé. Qual é a sua necessidade? Precisa de uma cura? Precisa de uma libertação? Jesus continua o mesmo. Ainda hoje Ele realiza milagres.
Um detalhe no final do versículo 52 é o fato de que Bartimeu, após receber a cura que buscava, passa a seguir Jesus de perto. O milagre deve nos aproximar de Jesus. Não devemos ser como aqueles que recebem o milagre e então se afastam. Melhor que aquilo que Deus pode fazer por nós é a Sua presença, a Sua companhia. Nenhuma bênção se compara com a alegria e a paz que Sua presença nos traz.
Não tenha medo de agir em fé. Não tenha medo de dar um salto em direção a Jesus. Creia no que Sua Palavra diz. E não se esqueça que Deus é digno de sua confiança.
Deus abençoe.
Giuliana Veiga
Colaboradora do Portal
Lagoinha.com

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

"...Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou." 1 João 2.6

Gostaria de lhe fazer uma pergunta muito séria: você permaneceu em Jesus, na Sua morte, crucificado com Ele? Sei muito bem que nossa carne não deseja isso. Ouvi falar de um irmão que havia sofrido grande injustiça da parte de outros irmãos. Por isso, ele sempre orava assim: "Senhor, faça com que os pregos agüentem." Com essas palavras, ele queria dizer: "Senhor, me ajuda a não descer da cruz, me ajuda a não me justificar, me ajuda a não me vingar." Não é essa a vitória de Jesus, o Cordeiro de Deus? Quando estava na cruz, Ele poderia ter feito valer Seus direitos, porque Lhe foi dado todo o poder no céu e na terra, mas Ele permaneceu lá mesmo quando O desafiaram dizendo: "Salva-te a ti mesmo, se és Filho de Deus! E desce da cruz!" Ele não poderia ter descido? Claro que sim! Mas o Cordeiro venceu. Ele andou com Deus até o fim. Seu andar com Deus se expressou na Sua obediência absoluta até a morte, sim, até a morte na cruz. Se você quer andar com Deus – e isto é possível – o Calvário é o ponto de partida. Ali termina a sua natureza orgulhosa. Hoje você pode começar uma nova vida se você se humilhar diante de Deus e disser: "Meu Deus, eu quero começar agora a andar contigo, quero me deixar guiar para onde o meu próprio "eu" não quer – a partir do Calvário."

10 anos de Instituto Jetro: Gestão Ministerial e Liderança Cristã


jetro.jpgCom o objetivo de fornecer informações, cursos e ferramentas de gestão ministerial e liderança cristã, foi criado em maio de 2002, na cidade de Londrina-PR, o Instituto Jetro. Uma organização interdenominacional, sem fins lucrativos, fundada por Rodolfo Garcia Montosa, pastor da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina e empresário e, por Luís Wesley de Souza, pastor Metodista, que atualmente mora nos EUA.
Inspirado em dois textos marcantes da Palavra de Deus, Salmo 78.72 e Êxodo 18, o Instituto Jetro vem auxiliando líderes a pastorear com o coração e liderar com excelência.
Para Rodolfo, as igrejas precisam estar mais bem organizadas, não por razões empresariais, mas por sua natureza missionária. A Igreja deve obedecer às orientações das Escrituras Sagradas e deve também dar satisfações à Sociedade, sejam estas de natureza ética, relacional, contábil, organizacional, financeira ou legal.
Muitos foram os pastores e líderes que conheceram o Instituto Jetro pelas suas conferências anuais ocorridas dos anos de 2003 a 2005, que trouxeram líderes de grande referência internacional e nacional, como: Kevin Graham Ford, George Hunter, entre outros que representavam organizações conhecidas pela sua excelência em administrar, como: Portas Abertas, Visão Mundial, Exército da Salvação e Instituto Airton Senna.
O carro-chefe do Instituto Jetro tem sido o seu site. Hoje, este é referência nas diferentes áreas da liderança cristã e gestão ministerial, com cerca de 1200 visitas diárias. Conta com mais de 740 artigos, 185 entrevistas, notícias relacionadas com a liderança cristã, cursos, Conselhos de Jetro, vídeos, enquetes, downloads gratuitos, perguntas e respostas, dicionário de gestão, depoimentos, frases, entre outros.
O Informativo Quinzenal é enviado gratuitamente para cerca de 20 mil internautas que se cadastraram para recebê-lo.
Além do site, o Instituto Jetro está no Twitter, no Facebookyoutube e com planos para oferecer cursos online, sendo assim, Jetro na vida dos Moisés, instituído por Deus e cumprindo sua missão de trazer ferramentas e informações úteis, relevantes e aplicáveis ao ministério cristão.
A Portas Abertas Brasil tem o prazer de apoiar o Instituto Jetro, que é parceiro na divulgação e ajuda à causa da Igreja Perseguida.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Extremistas hindus expulsam cristãos de aldeia indígena rural

Por duas vezes, hindus assaltaram uma comunidade cristã em uma vila rural da Índia, no início deste mês. Crentes foram agredidos e forçados a praticarem rituais hinduístas de adoração; segundo testemunhas, suas casas também foram danificadas
India church2.jpg
O culto do domingo, 2 de setembro, estava em andamento na casa do cristão Daminbai Sahu, em Bhanpuri, uma vila no distrito de Balod do estado indiano de Chhattisgarh. Testemunhas disseram que um grupo de moradores invadiu a residência e agrediu várias pessoas presentes na reunião, incluindo um pastor visitante, identificado apenas como Dada, da Irmandade de Filadélfia.

Os atacantes acusaram o pastor Dada de forçar a conversão de hindus ao cristianismo e arrastaram-no para fora da casa. Enquanto centenas se reuniram em torno do tumulto, os extremistas ordenaram que Dada fosse para fora da aldeia e ameaçaram matá-lo se ele voltasse, disse Samuel Felipe, da Igreja de Deus em Balod. Até tarde da noite, eles obrigaram os cristãos a renunciarem sua fé em Cristo, contou o líder Sandeep Cláudio, da Igreja de Deus.

Na noite seguinte, às 23 horas, cerca de 600 extremistas hindus invadiram as casas de cinco famílias cristãs pertencentes à Irmandade Filadélfia. A multidão chamou os cristãos de "pagãos" e, novamente, veio com a mesma acusação de tentar converter hindus à força ao cristianismo. Eles quebraram portas, danificaram as casas e utensílios domésticos.

Crentes fugiram para a aldeia de Balod, onde encontraram refúgio com outros cristãos. Eles apresentaram uma queixa à polícia, mas a polícia se recusou a registrar um relatório formal sobre o incidente.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoAna Luíza Vastag

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Movimento voltado para jovens quer espalhar paixão por Cristo pelo mundo

Movimento voltado para jovens quer espalhar paixão por Cristo pelo mundo
Um ministério voltado a causar impacto no mundo e espalhar a mensagem de Cristo. Esta é a definição doPassion for Christ Movement  (P4CM, em português, Movimento da Paixão por Cristo), que tem o objetivo de, de forma criativa e original, passar mensagens cristãs e edificantes de um modo que possa ser entendido por todos.
O site possui vídeos, áudios, textos e até uma loja virtual que vende camisetas com os dizeres “ex-homossexual”, “ex-ateu”, “ex-viciado em pornografia” e até mesmo “ex-fã do Jay Z”. As camisetas são vendidas por US$ 14,99 no site (cerca de R$ 30), segundo o G1.
Segundo a definição do site do ministério, sua oração é para “para ser um ministério que permanece perto do coração de Deus e espalhar a nossa paixão por Cristo e até os confins da Terra”. Segundo o site, eles têm 60 mil visitas mensais em 150 diferentes países.
Nascido na Califórnia, o movimento é voltado sobretudo para jovens, e sua atuação é baseada nas redes sociais, possuindo mais de 22 mil fãs no Facebook.
O site é recheado de depoimentos de jovens que contam como conseguiram se libertar de vícios e tentações por meio da fé e da igreja.
O ministério possui um canal no You Tube onde disponibiliza vídeos com músicas em ritmo de hip hop como “Como ganhar uma garota da igreja” e “ Kanye West disse que vendeu sua alma ao diabo”.
Por Jussara Teixeira para o Gospel+

Paquistão: menina cristã foi torturada e está desaparecida

Outra menina é agredida no Paquistão por causa de sua fé. A cristã Sumbal Masih foi torturada por seu patrão e permanece desaparecida. Ore em favor dessa causa
Christian girl.jpg
Uma menina cristã de 15 ou 16 anos, chamada Sumbal Masih, filha de Sardar Masih, trabalhou por dois anos como empregada doméstica em uma casa em Model Town, em Lahore, no Paquistão, juntamente com sua irmã mais nova, Sadaf Masih, e um primo chamado Rabiya.

Em 14 de setembro de 2012, Sumbal estava assistindo TV em um dos quartos da casa quando, de repente, seu patrão, proprietário do imóvel, entrou e agrediu a moça de maneira brutal. Levada ao banheiro, a menina foi terrivelmente torturada. Ela gritava muito, pedindo por ajuda e chorava. O incidente todo foi relatado por seu primo Rabiya.

Quando Rabiya e outros funcionários da casa ouviram Sumbal clamando por ajuda, eles correram até o andar de cima para ajudá-la, mas o proprietário já a tinha carregado ao banheiro e mandou que Rabiya e os demais saíssem dali, assim, eles não puderam ver o que foi feito com Sumbal. Quando os pais da menina souberam do acontecido através de Rabiya, correram para libertar sua filha, mas seu patrão disse que Sumbal havia fugido de casa e nada sabia sobre ela. Nem mesmo Sadaf, a segunda filha, eles conseguiram ter de volta.

Nipoleon Qayyum, representante da World Vision in Progress (WVIP, sigla em inglês), juntamente com uma equipe designada para cuidar do assunto, e a mãe da meninas, Basheera bibi, foi até a residência do Sr. Adeel a fim de obter as meninas de volta. Qayyum foi forçado a sentar no gramado da casa enquanto Baseehra bibi foi levada para dentro. Depois de duas horas esperando, Qayyum sugeriu ao pai de Sumbal que chamasse a polícia.

Quando a polícia chegou ao local, o Sr. Adeel havia liberado Basheera bibi junto com sua segunda filha, Sadaf. No entanto, eles ainda deram desculpas sobre Sumbal Masih. Em 19 de setembro, o WVIP apresentou uma petição no tribunal de Lahore pelo resgate da menina.
FonteWorld Vision in Progress
TraduçãoAna Luíza Vastag

terça-feira, 25 de setembro de 2012

"Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele." Colossenses 2.6

Como o nosso andar com Deus pode se tornar inseguro e inconstante? Existem muitos filhos de Deus cuja vida espiritual é feita de altos e baixos. Às vezes, vão em frente com alegria, outras vezes ficam resignados e prostrados, como uma vez Elias ficou. Mas será o Senhor inconstante? Medroso? Impotente? Não, nunca! As Escrituras dizem: "...o Senhor Deus é uma rocha." Na verdade estamos rodeados do poder ameaçador das trevas, mas não precisamos nos desanimar, pois andamos com o Deus vivo. Não é necessário que você perca o rumo e se deixe abater pelos poderes das trevas que se lançam sobre você, como os poderes da melancolia, dos espíritos da blasfêmia, e demônios do cansaço. Davi exclamou diante de tentações semelhantes: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum." A razão da sua intrepidez foi: "...porque tu estás comigo." Ande com o Deus vivo de tal maneira como se só você e Ele existissem nesse mundo! Diante dEle até as trevas são luz: "...porque tu estás comigo."

Avó de menino ferido por vergalhão agradece a Deus por livramento: “A mão dEle que salvou meu neto”

Avó de menino ferido por vergalhão agradece a Deus por livramento: “A mão dEle que salvou meu neto”
A avó de um menino que sofreu um acidente enquanto andava de bicicleta afirmou que “foi a mão de Deus” que impediu que o garoto sofresse maiores sequelas.
Ray Brito da Silva, de 8 anos, andava de bicicleta na última sexta-feira, 21/09, próximo a uma pilha de entulhos, quando se desequilibrou e caiu por cima de um vergalhão, que perfurou seu abdômen. O garoto foi socorrido e agora passa bem.
Segundo Teresinha Correa Soares, 54 anos, avó materna de Ray, o entulho era de responsabilidade da prefeitura de São João do Meriti, Rio de Janeiro: “Eles recapearam a rua e deixaram um montão de entulho e barro no meio do caminho. E onde a gente mora não tem área de lazer para as crianças, então onde os meninos vão poder brincar? Aquele entulho prejudicou o meu neto de certa forma, porque se o vergalhão não tivesse por ali, Ray teria caído somente no chão. Nunca mais quero passar por isso”, observou.
O garoto, de acordo com informações do G1, afirmou ainda sentir dores, mas está otimista com a recuperação: “Dói um pouco ainda, mas sei que vai passar. Eu fico o dia todo aqui no soro, mas também sei que é para o meu bem. Hoje eu comi um biscoito de água e sal, mas já pedi à tia [médica] uma coxinha e um guaraná natural, porque eu gosto muito”.
Já Teresinha fez questão de agradecer a Deus pelo livramento: “Foi um susto muito grande, mas hoje vendo meu neto aqui [no hospital] sem sequela grave, forte e saudável fico bastante satisfeita e grata a Deus. Foi a mão Dele que salvou o meu neto. Se não foi a mão, com certeza teve pelo menos o dedo. Porque, se não fosse isso, Ray infelizmente teria morrido”, testemunhou.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Família de blogueira cristã é detida no Vietnã

Família de blogueira cristã é detida no Vietnã
Amigos e familiares da blogueira cristã presa noVietnã foram detidos no domingo (16) durante uma cerimônia em homenagem à morte de sua mãe. Dang Thi Kim Lieng morreu em 30 de julho quando ateou fogo em si mesma em protesto à prisão de sua filha.
Outra filha de Lieng, Ta Khoi Phung, e cinco amigos foram levados em um carro e encaminhados à delegacia da cidade de Bac Lieu. Segundo a UCA News, eles foram interrogados por quatro horas quando foram acusados de tirar fotos de um prédio do governo.
“Prenderam-nos como se fossemos criminosos”, disse Phung. Durante o tempo em que ficou detida, a polícia também confiscou seu telefone celular. Entre o grupo detido estava o líder cristão Anthony Le Ngoc Thanh e Duong Thi Tan, outro blogueiro, já interrogado anteriormente.
A filha de Lieng, Marie Ta Phong Tan administrava um blog com textos pedindo justiça às minorias religiosas e denunciando direitos civis violados. O conteúdo também questionava práticas do governo comunista, claramente contrário ao cristianismo.
Os integrantes da família estão sendo considerados pelo governo como “reacionários”. Ao mesmo tempo estão sendo isolados por causa da autoimolaçao da mãe.
Os vizinhos também estão receosos de serem associados à família e sofrerem perseguição e retaliações, de acordo com a UCA News.
O irmão da blogueira, Ta Minh Tu, acusou o major-general Do Viet Thang, diretor do Departamento de Segurança Pública de Bac Lieu, de liderar uma campanha de perseguição contra a sua família.
Por Jussara Teixeira para o Gospel+

sábado, 22 de setembro de 2012

Líder muçulmano rasga Bíblia em protestos contra polêmico filme “A Inocência dos Muçulmanos”

Líder muçulmano rasga Bíblia em protestos contra polêmico filme “A Inocência dos Muçulmanos”
A onda de protestos nos países muçulmanos contra o filme “A Inocência dos Muçulmanos”, que fala sobre Maomé, figura importante do islamismo, gerou uma manifestação específica contra o cristianismo.
O líder muçulmano egípcio Abu Islam atacou o cristianismo segurando um exemplar do Alcorão durante os protestos: “Esse é o livro de verdade e de paz. O lugar certo para as palavras deste livro é sobre nossas cabeças, porque é a verdadeira inspiração”, afirmou, referindo-se ao livro sagrado do Islã. O clérigo complementou seu discurso, mostrando o livro cristão, que segurava na outra mão: “Este é o livro que aquele ‘cão’ Terry Jones acredita, assim como aqueles cristãos egípcios que vivem na América com ele. Hoje eu só posso destruí-lo”, afirmou pouco antes de rasgar a Bíblia, e complementou: “Da próxima vez, vou urinar sobre ela”, segundo informações da Missão Portas Abertas.
Já o pastor Terry Jones, conhecido por também destruir um exemplar do Alcorão, afirmou nos Estados Unidos que o filme criticado pelos muçulmanos não é ofensivo ao islamismo: “Fomos contatados pelo produtor do filme `Inocência dos Muçulmanos` para o ajudar a distribuir”, afirmou o polêmico pastor, que garantiu que a produção “não pretende insultar a comunidade muçulmana, mas revelar verdades sobre Maomé que possivelmente não são muito conhecidas”.
Jones pontuou ainda que “é muito claro que Deus não influenciou a Maomé na escrita do Corão”, e atacou o islamismo usando os protestos como ilustração de seu argumento: “A recente onda de violência e as mortes não são causadas pelo filme, não são causadas pelas atividades que temos desenvolvido e vamos continuar a desenvolver”, disse, afirmando que os atos “mais uma vez revelam a verdadeira natureza do Islã”, que segundo ele, “não tolera críticas a Maomé, ao Corão ou à Sharia”, observou, referindo-se à lei islâmica.
O procurador chefe do Egito, segundo informações do site Actualidad, irá pedir a prisão do pastor Terry Jones e do produtor do filme, Elia Basily, também conhecido como Nakoula Basseley. A publicação porém, não explica como o procurador pretende conseguir a detenção dos dois.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

"Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." João 3.3

Existem cristãos e cristãos: cristãos verdadeiros e cristãos nominais. Satanás, o inimigo das almas humanas, é o grande atrapalhador. Ele gosta de criar confusão, especialmente quando se trata de questões vitais. Posso imaginar muito bem que uma pessoa que ainda não conhece a Jesus como o seu Salvador diga: "Cada um deve escolher o caminho da salvação. Existem tantas igrejas e congregações, tantas seitas e grupos religiosos diferentes que nem se consegue saber quem fala a verdade e quem mente." Esta é a tática do inimigo, que não quer que você também obtenha a feliz certeza da salvação. Mas num ponto certamente estamos de pleno acordo, ou seja, que Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo, não pode mentir! Ele reivindica ser a verdade! Você crê nisso? Você diz: "Perdi minha confiança nas pessoas." De fato, você não é o primeiro. Você guarda rancor contra certas pessoas que o desapontaram. Mas o que você tem contra Jesus, o Filho de Deus, que por sua causa deixou Sua glória, se tornou homem, e morreu, derramando Seu sangue na cruz? Ele quer que você também possa ver o reino de Deus!

Repercussão da descoberta de papiro que sugere que Jesus teria sido casado gera protestos de cristãos; Especialista afirma tratar-se de “fraude”

Repercussão da descoberta de papiro que sugere que Jesus teria sido casado gera protestos de cristãos; Especialista afirma tratar-se de “fraude”
A reação de cristãos à notícia de que um papiro com inscrições em copta (antigo idioma egípcio) traria indícios de que Jesus teria sido casado, foi manifestada com indignação.
O pastor Renato Vargens repudiou o alarde em torno da notícia, e afirmou que o que “impressiona é o fato de que existem cristãos que se deixam influenciar por uma bobagem deste nipe. Ora vamos combinar uma coisa? Cristãos que se deixam impactar por um pequeno fragmento de papel, negando assim, as Escrituras demonstram que nunca conhecerem a Cristo”.
O site da editora CPAD classificou o papiro como “fraude”, e ressaltou a importância de acreditar no que diz a Bíblia: “Diferentemente desses evangelhos apócrifos, confeccionados pelos gnósticos no segundo, terceiro e quarto séculos, os quatro Evangelhos – Mateus, Marcos, Lucas e João – foram escritos ainda no primeiro século, sendo que dois deles foram escritos por dois dos 12 apóstolos de Cristo (caso de Mateus e João) e um outro foi redigido conforme os relatos ditados pelo apóstolo Pedro (caso do Evangelho de Marcos, o mais antigo dos quatro). Lembrando ainda que quando os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas já circulavam, o apóstolo João ainda era vivo. Por essa razão, esses foram os únicos Evangelhos aceitos pela Igreja Primitiva como fidedignos”.
Na mesma linha de desconfiança, o especialista Alin Siciu, papirologista da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, afirmou à agência de notícias Associated Press que a descoberta é uma farsa: “Eu diria que é uma fraude. A caligrafia não parece autêntica”, afirmou, fazendo também referências ao aspecto de limpeza do papel.
Karen King, professora da Escola de Teologia de Harvard que anunciou a descoberta, reconheceu que o papiro datado do quarto século d.C. não prova que Jesus tenha sido casado: “Esse novo Evangelho não prova que Jesus foi casado, mas nos diz que toda a questão só apareceu como parte dos inflamados debates sobre sexualidade e casamento”, pontuou.
Em entrevista concedida ao jornal Folha de S. Paulo, o especialista em cristianismo antigo do Instituto de História da UFRJ e do Departamento de História da Unicamp afirmou que embora a veracidade do documento não possa ser comprovada, a pesquisadora Karen King merece crédito: “É difícil ter certeza sobre a autenticidade agora, mas ela tem excelente reputação e foi muito cuidadosa”, observou.
O bogueiro Hélio Pariz, de O Contorno da Sombra, ressaltou que a polêmica é inútil por não acrescentar nada realmente novo: “Muita água ainda vai rolar debaixo dessa ponte. Inutilmente, diga-se de passagem, mas fornecerá combustível gratuito à fervura requentada e recalcada das paixões anticristãs e antiortodoxas que grassam no mundo de hoje”.
Já o jornalista Reinaldo Azevedo, colunista da revista Veja e reconhecido como católico fervoroso, comentou a descoberta e a relevância do celibato para a crença católica: “Há vários indícios na Bíblia de que Jesus fosse celibatário, sim, e de que essa era uma orientação entre os primeiros divulgadores da fé cristã [...] Mas que fique claro: a divindade de Cristo não tem nenhuma relação com o seu celibato ou não, ainda que o tal fragmento de papiro fosse suficiente para combater as evidências em contrário. Assim, o pedacinho de papel é algo que não teria importância central ainda que se lhe pudesse dar fé histórica”.
Confira abaixo, um infográfico do jornal Folha de S. Paulo com as informações contidas no pedaço de papiro descoberto:
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

"Não é a minha palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha?" Jeremias 23.29


O que é o fogo? É a Palavra de Deus, que vive e arde em nós. O fogo também é uma representação dos sofrimentos do Cordeiro. Nós também somos conduzidos através daquilo que Jesus passou e sofreu. Este é o caminho da humilhação. Jesus se humilhou tanto que até assumiu a forma de servo. Por isso, Deus Lhe deu um nome que está acima de todo nome. O fogo é um fogo purificador que cai sobre nós por meio da entrega total e voluntária: "...para que o valor da vossa fé, uma vez confirmado, muito mais precioso do que ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo."
Através da vinda do próprio Senhor Jesus teremos nossa última purificação. Todas as nossas obras passarão pelo fogo quando estivermos diante do Tribunal de Cristo, e então se queimará tudo que for terreno, passageiro, tudo que for pecaminoso. Apenas permanecerá o holocausto – a entrega total – aquilo que não é consumido pelo fogo, aquilo que para o Senhor é "ouro, prata, pedras preciosas".

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

"Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" João 1.29


Aquele que compreende o pleno significado destas palavras conhece o caminho para a vida eterna. O Cordeiro de Deus é o centro da mensagem bíblica. E em toda a Bíblia encontramos o Cordeiro, o cordeiro perfeito: "Pôs Abraão à parte sete cordeiras do rebanho." Sete é o número da perfeição divina. As sete cordeiras de Abraão apontam para o dom perfeito de Deus, Seu Filho, o Cordeiro.
Davi e toda a congregação ofereceram mil cordeiros ao Senhor. Essa quantia nos leva ao número 10 (10 x 10 x 10). Nas Escrituras, o número dez é um símbolo de toda a humanidade. Jesus, o Cordeiro que carregou os pecados de todo o mundo, também é o Cordeiro para cada pobre pecador. Como já foi dito, Ele não é somente o Cordeiro para todo o mundo, mas também para você, que tem consciência da própria miséria e perdição. João Batista pregou arrependimento para perdão dos pecados a uma grande multidão. E então veio a plenitude dos tempos naquele dia, quando, de repente, ele se deteve, apontando para um homem no meio da multidão que estava escutando atentamente. Todos olhavam para ele, e João exclamou: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!"

No Vietnã, cristão de 64 anos permanece preso

O líder cristão Nguyen Van Ly passou 17 anos na prisão, desde 1970, por falar sobre os direitos humanos e as questões de liberdade religiosa, no Vietnã. Aos 64 anos, sua saúde foi severamente prejudicada pelo tempo em que esteve na prisão. Grupos de direitos humanos afirmam que ele precisa de tratamento médico. O Vietnã continua a ser um grande violador da liberdade religiosa, onde os cristãos são presos por causa de sua fé
Vietnam_christians
A Anistia Internacional apela aos cristãos de todo o mundo para pressionar o governo do Vietnã a libertar o líder cristão, ativista de direitos humanos, Nguyen Van Ly.

Ly, de 64 anos, foi condenado a oito anos de prisão por suas iniciativas em prol da liberdade religiosa e por sua crítica, de longa data, sobre as políticas de direitos humanos do governo vietnamita.

Em março de 2010, ele foi temporariamente autorizado a sair da prisão para um tratamento médico, depois de ter sofrido um derrame e diagnosticado com um tumor cerebral.

No entanto, em julho de 2011, ele foi levado de volta à prisão Ba Saoi, acusado de incitar a dissidência (ato contrário ao governo estabelecido). Informações oficiais indicam que Ly está bem de saúde, mas, como resultado do derrame, está parcialmente paralisado. 

Melina Dayne, membro da Anistia Internacional, em Edmonton, está trabalhando no caso de Ly há 18 meses. Além de incentivar as pessoas a enviarem e-mails e cartas para o governo vietnamita, ela distribui panfletos sobre a história do cristão. "Infelizmente, ele ainda está na prisão", lamentou.

Dayne, enfermeira que conviveu por anos com Ly, na igreja, expressa seu desejo de que os cristãos e vizinhos tomem alguma atitude em favor de Nguyen Van Ly. "Nós temos a responsabilidade de falar por aqueles que não têm voz", disse ela. 

Até seu retorno à prisão, depois do tratamento médico, o líder religioso Ly estava vivendo sob vigilância em uma casa para sacerdotes aposentados, no centro do Vietnã.
"Autoridades afirmaram que o cristão foi devolvido à prisão porque ele havia distribuído documentos críticos às políticas de governo sobre a liberdade religiosa e os direitos humanos, o que incitou diversas manifestações", afirma um comunicado da Anistia Internacional. 

John Tackaberry, porta-voz do escritório nacional da Anistia Internacional, em Ottawa, disse: “Ly passou cerca de 17 anos na prisão, desde 1970, por conta de suas apelos por respeito aos direitos humanos e liberdade religiosa de expressão. Mas, nunca esteve envolvido em manifestações marcadas pelo uso da violência". 

“A liberdade de expressão, associações ou reuniões são severamente restringidas no Vietnã”, explicou Tackaberry.

"Rotineiramente, no Vietnã, autoridades prendem ativistas pacíficos, críticos das políticas de governo e aqueles que defendem maiores liberdades; o cristão Ly se encaixa nessa categoria e eles o prenderam por esse motivo", contou. 

Tackaberry falou que, assim como Ly, dezenas de prisioneiros de consciência (detidos por conta de sua crença política, religiosa ou outras conscientemente defendidas), incluindo blogueiros, advogados, escritores, sindicalistas, empresários e simpatizantes de grupos de oposição, cristãos e demais representantes de minoria religiosa, estão condenados a longas penas de prisão, nos termos da legislação que criminaliza a dissidência pacífica.

Por isso, a Anistia tem incentivado a pressão sobre as autoridades vietnamitas para libertar o cristão imediata e incondicionalmente.

"Convoquem-os a revelar onde Ly está, e permitir-lhe o acesso imediato à sua família, assim como um advogado de sua escolha", orientou o comunicado oficial de imprensa da Anistia. "Peça a eles para que Ly tenha acesso completo a qualquer atenção médica que ele possa necessitar".

Vietnã é o 19º país que mais persegue os cristãos no mundo.
FonteInternational Christian Concern
TraduçãoAna Luíza Vastag

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Oração reabre Igreja em La Macarena, na Colômbia



Apesar das opressões contra as igrejas na região, Deus tem respondido as orações dos irmãos. O ambiente de tensão e conflitos constantes provoca temor e, muitas vezes, ações de violência contra os cristãos. Mesmo assim, líderes e membros das congregações têm “permanecido firmes através da tempestade”
Quatro meses após insurgentes das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) forçarem o encerramento das atividades da maior igreja localizada em uma vila ao sul da Colômbia, a congregação de La Macarena está, mais uma vez, realizando cultos em seu prédio.
Igreja na Colômbia.jpgA mudança súbita ocorreu após o comandante rebelde das FARC, que emitiu o decreto de encerramento, ter sido morto em uma batalha contra outras forças armadas da Colômbia. “Sua morte cancelou a ordem deferida em 29 de abril”, explicaram os pastores Juan e Paulina* Rodríguez em depoimento à Portas Abertas.
Em cinco de agosto, líderes da guerrilha autorizaram que os cristãos voltassem a se reunir abertamente, na igreja, e os pastores puderam retomar seu trabalho.

O casal Rodríguez declarou que esta inversão na realidade dos fatos aconteceu porque os cristãos clamaram a Deus e Ele os respondeu com um milagre. "Deus cumpriu sua promessa", disse Juan.
"O Senhor nos ensinou a deixar a raiva de lado e confiar que Ele iria trabalhar a nosso favor; e foi exatamente isso o que aconteceu, com a morte do comandante da guerrilha," disse um funcionário da Portas Abertas. "Nós não revidamos a violência dos ataques com mais violência, mas sim, confiando na resposta de Deus à nossa oração, e foi o que aconteceu", completou.

Embora o pastor Juan tenha admitido que, em certo momento, o medo começou a invadi-los, ele afirmou que sua primeira reação foi telefonar para a Portas Abertas e dar a notícia. Uma equipe da organização respondeu às boas novas com uma visita de encorajamento e oração pela igreja e seus líderes.
Mesmo com a proibição anterior, o grupo havia decidido continuar suas reuniões de oração na casa de membros da igreja, a portas fechadas, para evitar a infiltração de informantes, espiões à espreita, que ouvem as mensagens pregadas para saber se não são anti-guerrilha. Anciãos da igreja optaram por realizar reuniões semanais para planejar temas de estudo da Bíblia, fortalecendo e unificando a Igreja local enquanto eles eram impedidos de atender as congregações.
O poder da oração
Paralelo a isso, a Portas Abertas mobilizou uma chamada mundial para a oração. Os pastores de La Macarena, desde então, confirmaram que, durante este tempo de consagração e intercessão concentrada de todos os cristãos, Deus revelou-lhes que a igreja seria rapidamente reaberta.
A reviravolta no caso, porém, parecia impossível até o último momento. O casal pastoreou a congregação por 14 anos; sete deles com a igreja fechada à força. Inseridos em um local de influência das FARC por longa data, um reduto rico em depósitos minerais e poços de petróleo, os cristãos de La Macarena foram considerados uma ameaça para as prováveis atividades insurgentes e informantes do governo.
Embora a igreja tenha sido fechada em 1998, foi reaberta em 2005. No final de abril de 2012, porém, um mensageiro da Frente 27 das FARC apareceu na casa do pastor Rodríguez. Composta por 200 guerrilheiros, considerada a facção mais forte do grupo militar, a Frente 27 é conhecida por aterrorizar o público em suas apresentações com a promoção de sequestros, atentados, assaltos, deslocamentos forçados, ameaças de morte e assassinatos.

O mensageiro entregou um comunicado a Juan Rodríguez proibindo a continuidade da construção da igreja. A declaração terminou ameaçadoramente: "De hoje em diante, considere este aviso; não nos faça retornar ou não nos responsabilizamos por nossas ações".

Os cristãos já conheciam – e muito bem – esse sentimento de temor pelas ameaças de violência. Diante do mensageiro, porém, o pastor Juan permaneceu em silêncio. Ele sempre soube que não adiantava se aproximar da polícia para obter ajuda. La Macarena é uma área sem lei, sem autoridades estaduais institucionais. A pequena igreja estava desamparada.
 "Não se pode dizer nada. Se você fizer algo, tomar qualquer atitude contrária à decisão deles, eles se tornam ainda mais agressivos", disse o pastor à Portas Abertas. "Eu não posso colocar minha vida em risco, nem a minha família".
Uma tática de coerção particularmente assustadora das FARC envolve recrutamento forçado de adolescentes para se juntar às fileiras da guerrilha. Entre eles estão, por vezes, muitos filhos e filhas de famílias cristãs.
Olhando para trás, o casal e sua igreja podem ver como Deus os tinha preparado para este evento traumático. Em fevereiro, apenas dois meses antes da proibição do comandante guerrilheiro, os líderes Juan e Paulina e demais cristãos receberam o treinamento “Permanecendo Firme Através da Tempestade”, da Portas Abertas.
Juan e Paulina concordaram que o treinamento foi essencial para que eles entendessem que a perseguição é parte da caminhada cristã e, portanto, deveriam manter-se fieis à sua vocação. "O curso trouxe coragem e força para a equipe de liderança da igreja", disse Paulina.

Mas, uma das maiores bênçãos durante os últimos meses de opressão, ocorreu com a próxima geração de líderes da igreja. Filho mais velho dos pastores, Francisco *, 15, parte da equipe de louvor e ajudante na escola dominical, tomou a iniciativa, durante o fechamento da congregação, de ensinar seus colegas e amigos a respeito de Deus e da Bíblia. Em meio à perseguição, Francisco decidiu dedicar sua vida a servir o Senhor.

* Nomes alterados para proteger a identidade dos cristãos citados.

Pedidos de oração• Ore para que o Senhor fortaleça o casal de líderes Juan e Paulina Rodríguez e eles possam suportar espiritual e emocionalmente as opressões contra a congregação.
• Peça a Deus por misericórdia e apoio financeiro suficiente para o casal e seus três filhos.

Crianças são o futuro da Colômbia:
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoAna Luíza Vastag

domingo, 9 de setembro de 2012

Missionário denuncia ligação de igrejas com a mutilação feminina em Guiné-Bissau O evangelho chegou naquele país há 70 anos mas está enraizado com as culturas locais que abusam de mulheres física e emocionalmente


Atuando como missionário em Guiné-Bissau, na África, o pastor Freddy Ovando está enfrentando um grande desafio teológico e missiológico para poder pregar um evangelho que não defenda as tradições culturais controvérsias da região, como é o caso da circuncisão feminina.
Naquele país, mais precisamente em Bafatá, cidade onde ele se encontra, a igreja evangélica apoia rituais que são contrários a Palavra de Deus, entre eles a mutilação das genitálias femininas, um procedimento defendido como um método para que a mulher não se torne uma prostituta ou ninfomaníaca.
Fora isso a igreja também apoia um ritual chamado de Cerimônia de Lavagem, na qual o casal que mantém relações sexuais é obrigado a se purificar, sendo levado por um feiticeiro para um rio onde muitas vezes a mulher é estuprada na frente de todos.
“O povo guineense é alegre e receptivo ao Evangelho. Contudo, está perecendo na sua maneira sincretista de cultuar a Deus, por não conhecerem uma verdadeira teologia bíblica. Creio que eles têm o direito a uma teologia bíblica contextualizada”, diz o Pr. Freddy Ovando à Junta de Missões Mundiais.
Em uma sociedade que convive com o evangelho há 70 anos é estranho saber que a população cristã mantém tradições que ferem a mensagem bíblica e é esse o desafio do pastor, tentar mostrar o verdadeiro evangelho.
“O meu desejo é que o reino de Deus esteja nos guineenses que já receberam o Evangelho, para depois ser revelado nas aldeias e comunidades”, conclui.

sábado, 8 de setembro de 2012

Bíblias são vendidas ilegalmente em camelôs no Irã

Bíblias são vendidas ilegalmente em camelôs no Irã
No Irã, onde a Bíblia é considerada um livro ilegal sendo proibida sua distribuição e uso, exemplares podem ser encontrados em camelôs da rua Naser-Khosro, uma das mais antigas e conhecidas de Teerã.
A rua é connhecida em todo o país por comercializar medicamentos ilegais a preços mais baratos do que os encontrados em farmácias convencionais. Além da Bíblia, livros raros podem ser encontrados entre os ambulantes.
Segundo o Mohabat News, o livro chamado “Versos Satânicos”, cujo autor, Salman Rushdie, foi acusado de apostasia pelo aiatolá Khomeini, sendo proibida sua impressão e distribuição, é vendido livremente em algumas lojas de livros raros.
Os muçulmanos acreditam que Rushdie profanou o Alcorão e o Islã em sua obra. O Aiatolá Khomeini, emitiu uma ordem em 1989 pedindo aos muçulmanos que o matassem onde quer que ele se encontre.
No país persa, existe uma escassez de Biblias na língua persa ou farsi, falada no local.
O ministro da Cultura e Orientação Islâmica já anunciou que vai cuidar da dsitribuição de livros ilegais. Também o comandante da polícia iraniana Esmaeil Ahamdi Moqadam, disse que as forças policiais vão se dedicar à repressão dos vendedores de livros ilegais.

"Por isso restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos; e fazei caminhos retos para os vossos pés, para que não se extravie o que é manco, antes seja curado." Hebreus 12.12-13

A tática do combate da fé requer a execução das ordens do Comandante nos mínimos detalhes: marcha, instrução, segurança e abrigo. Como filhos de Deus, nunca devemos retroceder, mas sempre seguir em frente. Também não devemos nos dar ao luxo de um cessar-fogo; devemos ter sempre a bandeira desfraldada. Instrução significa conhecer os intentos do inimigo. Para quê? "...Para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios." Só pode ser um soldado de Jesus Cristo aquele que entregou sua vontade própria incondicionalmente a Ele: "...e eu não fui rebelde, não me retraí." Aquele que, como Paulo, anda em absoluta obediência a Jesus Cristo, este também reconhece a realidade e a tática do inimigo. Isso Paulo tem em mente quando diz: "...pois não lhe ignoramos os desígnios (de Satanás)." Paulo conhecia a astúcia do inimigo, mas ele também conhecia a vitória de Jesus. Por isso, ele foi vitorioso no combate da fé e, no fim da sua vida, olhando para trás, podia testificar: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé."

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

"Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes." Efésios 6.10-12

Somos exortados a combater "o bom combate da fé." Mas não sejamos presunçosos pensando que é nossa a fé pela qual lutamos, mas lutamos na fé do nosso Senhor Jesus. Isso também Paulo nos diz claramente: "...e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus." Jesus Cristo é o dom inefável de Deus para nós, e nEle e por meio dEle Deus nos deu a fé, a Sua fé. As Escrituras dizem que Ele é o Autor e Consumador da fé. Por esse motivo, ninguém pode se gloriar que tenha fé forte e firme, mas aquele que se gloria, glorie-se por conhecer o Senhor. Por isso, dê graças a Deus por Ele, em Sua inescrutável graça, ter lhe dado Jesus, e com Ele todas as coisas. Aquele que aceitou a Jesus pode jubilar como Paulo: "...porventura não nos dará graciosamente com ele todas as cousas?"

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Cristãos demitidos por discriminação religiosa apelam ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos

Cristãos demitidos por discriminação religiosa apelam ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos
As questões envolvendo fé e religião no ambiente secular tem recebido holofotes devido às disputas judiciais que corriqueiramente ocorrem, envolvendo reclamações ligadas à laicidade do estado ou à liberdade religiosa.
Na Europa, quatro cidadãos britânicos entraram com uma ação conjunta no Tribunal Europeu de Direitos Humanos, sob a alegação de que foram demitidos de seus empregos por descriminação contra suas crenças religiosas.
De acordo com a BBC, entre os autores da ação está uma ex-funcionária de uma empresa de aviação, que foi obrigada a deixar de usar um crucifixo durante o expediente, e um terapeuta, que se recusou a atender um casal homossexual.
Durante o julgamento da ação, o Tribunal Europeu de Direitos Humanos decidirá se é ilegal ou não proibir funcionários de usarem símbolos religiosos durante o trabalho e se é correto que um especialista se recuse a atender homossexuais por orientação de sua religião.
Redação Gospel+