PORQUE A GRAÇA DE DEUS SE MANIFESTOU TRAZENDO SALVAÇÃO A TODOS OS HOMENS. TITO 2-11

domingo, 30 de setembro de 2012

O cego de Jericó


...] “Saindo ele de Jericó com os seus discípulos e grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho, mendigando...”
[...] “Ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar: ‘Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!’ Muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele cada vez gritava mais: ‘Filho de Davi, tem misericórdia de mim!’ Jesus parou e disse: ‘Chamai-o’. Chamaram o cego, dizendo-lhe: ‘Tem bom ânimo! Levanta-te! Ele te chama’. Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus: ‘Que queres que te faça?’ O cego lhe respondeu: ‘Rabi, eu quero ver’. Disse-lhe Jesus: ‘Vai a tua fé te salvou’. Imediatamente ele tornou a ver, e seguia Jesus pelo caminho.” (Mc 10.46-52.)
Assim como Bartimeu, todos nós temos uma necessidade e precisamos de um milagre.
De acordo com estes versículos, podemos analisar se nossas atitudes se comparam com as de Bartimeu. Veja como ele se comporta ao saber que Jesus estava por perto.
Vs. 46 a 48
Bartimeu foi ousado o bastante para clamar por socorro enquanto Jesus passava. A multidão, ainda que repreendendo-o, não foi capaz de silenciá-lo, nem de fazê-lo desistir. Quantas vezes desistimos de nossa fé diante das circunstâncias ou diante da opinião contrária de outras pessoas. Quantas vezes deixamos de confiar no poder de Jesus e damos ouvidos à incredulidade e às dificuldades que nos rodeiam. E assim, deixamos passar a oportunidade de agirmos em fé e recebermos o milagre que precisamos.
Vs. 49
Bartimeu consegue captar a atenção de Jesus. Com fé e determinação, consegue fazer Jesus parar. E Jesus manda chamá-lo. Sua fé consegue chamar a atenção de Deus? Sua fé faz com que Deus pare pra te atender? Você está realmente determinado naquilo que tem buscado de Deus? Você tem conseguido convencer a Deus de que realmente deseja alcançar este milagre?
Deus procura fé nos homens. Seus olhos passam pela terra procurando alguém que tenha fé. Somente assim Ele pode agir. Quando Deus encontra fé em nossas vidas, então, Ele tem nas mãos o que é necessário para agir em nosso favor. Nossa incredulidade impede o agir de Deus. Nossa fé move Suas mãos.
Vs. 50
Ao ouvir que Jesus o chamava, Bartimeu, ainda que cego, ainda que rodeado por pessoas que o desanimavam, não olhou as suas dificuldades e foi ao encontro dAquele que poderia salvá-lo. Bartimeu lança fora a capa, que representava toda a sua miséria. Não se limite pelas dificuldades. Não se limite na sua própria necessidade. Lance fora a capa de sua miséria. Dê um salto em direção a Jesus. Dê um passo de fé. Seja ousado em confiar que Deus pode resolver seu problema.
Vs. 51
Jesus então pergunta a Bartimeu o que ele queria dEle. E Bartimeu, nessa hora, é específico na sua resposta. Ele sabia exatamente o que buscava.
Talvez Jesus esteja perguntando pra você o que você quer dEle. Como tem sido sua resposta? “O que o Senhor quiser?” “Não sei bem o que quero...” Seja específico com Deus. Você pode contar a Deus detalhes do que tem sonhado. Deus tem prazer nisso, pois assim vê que você confia nEle.
Vs. 52
O resto da história é a única coisa que podemos esperar de Jesus. Jesus supre a necessidade de Bartimeu. Bartimeu é curado de sua cegueira.
E é isso o que Ele quer fazer com as suas necessidades. Você pode receber seu milagre ainda hoje se tiver fé. Qual é a sua necessidade? Precisa de uma cura? Precisa de uma libertação? Jesus continua o mesmo. Ainda hoje Ele realiza milagres.
Um detalhe no final do versículo 52 é o fato de que Bartimeu, após receber a cura que buscava, passa a seguir Jesus de perto. O milagre deve nos aproximar de Jesus. Não devemos ser como aqueles que recebem o milagre e então se afastam. Melhor que aquilo que Deus pode fazer por nós é a Sua presença, a Sua companhia. Nenhuma bênção se compara com a alegria e a paz que Sua presença nos traz.
Não tenha medo de agir em fé. Não tenha medo de dar um salto em direção a Jesus. Creia no que Sua Palavra diz. E não se esqueça que Deus é digno de sua confiança.
Deus abençoe.
Giuliana Veiga
Colaboradora do Portal
Lagoinha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui sobre o artigo lido.