PORQUE A GRAÇA DE DEUS SE MANIFESTOU TRAZENDO SALVAÇÃO A TODOS OS HOMENS. TITO 2-11

domingo, 28 de novembro de 2010

O QUE FIZERAM DO RIO DE JANEIRO?

“Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil, cidade maravilhosa, coração do meu Brasil”. Assim começa a famoso samba composto por André Filho em 1935, em homenagem ao Rio de Janeiro. Na verdade, o Rio de Janeiro é cantado em prosa e em versos por inúmeros poetas de todo Brasil. A cidade que está encravada entre a montanha e o mar, é seguramente o ponto do território nacional mais conhecido em todo o mundo.

O Rio de lindas músicas, do samba, de praias belíssimas, do futebol e do meu Fluminense, é também infelizmente a cidade do caos e da violência. Isto porque, a cada dia, noticias de dor e morte chegam aos nossos ouvidos fazendo-nos questionar o porque de tanta maldade. O diário americano 'The Washington Post' publicou em sua edição do dia 16 de abril de 2007, uma grande reportagem sobre a violência no Rio de Janeiro, na qual afirma que o número de mortes de jovens nas favelas da cidade “ultrapassam de longe o de muitas zonas de guerra”.

Caro leitor será que a cidade maravilhosa cheia de encantos mil transformou-se na cidade do purgatório e do caos? Até quando famílias inteiras chorarão desesperadas a perda de seus filhos e pais? Ouso afirmar que o cenário atual do Rio é desolador e que nós cidadãos de bem, precisamos veementemente conscientizar o carioca da necessidade de despertar-se da letargia que o tem feito acostumar-se a desordem e a violência.

Não quero um Rio cujo comando seja um comando submundo oficial, nem tampouco um rio de submundo bandidaço, Quero de volta o Rio de Jobim, de Vinicius e de tantos outros poetas que cantaram a beleza do seu relevo bem como a alegria de seu povo.

Quero um Rio de festa, de alegria, de solidariedade, de harmonia.

Quero um Rio de Janeiro a dezembro, quero um Rio seguro, quero um Rio de Paz, alegria e esperança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui sobre o artigo lido.