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segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Megatemplos católicos e evangélicos do Brasil são destaque na revista Época


Megatemplos católicos e evangélicos do Brasil são destaque na revista Época
As revistas semanais brasileiras tratam do crescimento da igreja no Brasil de maneiras bem distintas. Muitas reportagens servem apenas para expor alguns escândalos envolvendo padres ou pastores. Em poucas ocasiões, tratam de maneira isenta da crescente força e da influencia dos cristãos no país.
A matéria de capa desta semana da Época, que pertence à rede Globo, fez uma avaliação do impacto que terão as construções de templos gigantescos de católicos e evangélicos. Para a revista, estes verdadeiros monumentos atestam o vigor do cristianismo brasileiro e, do ponto de vista social, testemunham o enorme desejo de participar que anima as multidões de fiéis.
A Igreja Católica inaugurará no ano que vem o Santuário Mãe de Deus, em São Paulo, com capacidade para 100 mil pessoas. Ela já é considerada a maior igreja católica do mundo. Sua construção é financiada com o dinheiro de doações e foi iniciativa do padre Marcelo Rossi. Boa parte do dinheiro até agora é proveniente da venda do CD e do livro Ágape (Editora Globo). Juntos, já foram comercializadas cerca de 9 milhões de cópias. Ele explica porque decidiu investir nesse tipo de obra. “Os brasileiros têm necessidade de grandes basílicas e catedrais, de lugares grandes para congregar e orar”, diz o criador do Mãe de Deus.
Tudo foi minuciosamente planejado. “Um espaço que leve à reflexão não pode ser confundido com um auditório ou ginásio. Um local profano pode acomodar as pessoas, mas não ajuda na experiência religiosa”, diz Ruy Ohtake, arquiteto responsável pelo projeto do Santuário. Haverá espaço para restaurantes e o padre Marcelo deseja que a visão que os fiéis têm do altar seja totalmente livre. “Quero que as pessoas me vejam de qualquer parte, e quero poder vê-las”. A igreja não terá colunas, privilegiando a visão e a participação acima da introspecção.
Enquanto isso, a Catedral Cristo Rei, vai abrigar até 25 mil pessoas quando for inaugurada, dento de três anos na capital de Minas Gerais. O arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor de Azevedo, em cuja arquidiocese está sendo construída a Catedral Cristo Rei, acredita que “A fé cristã não é para ser vivida apenas individualmente”.
A construção de templos para multidões é um fenômeno histórico e mundial. Os católicos sempre investiram em grandes igrejas, chamadas de basílicas e catedrais. Os muçulmanos, seguindo os ensinamentos de Maomé, também edificaram grandes mesquitas como prova do vigor de sua fé. As igrejas evangélicas tem uma história mais recente em construções desse tipo. Os primeiros foram nos Estados Unidos e Coreia do Sul ainda na década de 1970, mas logo se espalharam pelo mundo. Por exemplo, a Winners Chapel (Capela dos Vencedores), na Nigéria, reúne 250 mil fiéis
Os evangélicos também têm várias megaconstruções em andamento no Brasil. Em Guarulhos, na Grande São Paulo, a Igreja Mundial do Poder de Deus constrói a Cidade Mundial, que poderá receber até 150 mil pessoas. No Recife, a Assembleia de Deus conclui o projeto de um templo para 30 mil pessoas. Em Belo Horizonte, a Igreja Batista de Lagoinha planeja acolher 35 mil pessoas. “Quando se vê no meio da multidão, o fiel sente que não está sozinho na fé”, explica o pastor Marco Feliciano, do Ministério Tempo de Avivamento.
No começou nos anos 1980 as igrejas evangélicas brasileiras começaram a comprar grandes salas de cinema, com capacidade para até 2 mil pessoas. Na década seguinte, passaram a construir edifícios majestosos como a Catedral Mundial da Fé, sede da Igreja Universal do Reino de Deus, no Rio de Janeiro, que abriga 15 mil fiéis.
“Erguer um templo grandioso é uma forma de se impor perante as demais denominações e de mostrar que ‘somente aqui você encontra Deus’”, explica Brenda Carranza, cientista social da PUC/Campinas e autora do livro Catolicismo Midiático.
Para alguns estudiosos, a motivação para a construção dos grandes templos é a afirmação de cada uma das igrejas ante as demais. Ricardo Bitun, professor de ciências da religião da Universidade Mackenzie, entende que, quando uma igreja constrói um megatemplo, de forma simbólica está provando que não é um movimento religioso efêmero. “É uma mostra de que tem raízes fortes e que veio para ficar, um marketing tremendo”, diz ele.
Os novos megatemplos católicos parecem mostrar que as Igrejas católicas não querem ficar de fora dessa competição. A preferência por esses grandes templos também reflete o fenômeno da transformação de padres e pastores em ícones pop, capazes de atrair multidões. “Os megatemplos se convertem em megapalcos”, diz Carranza.
Os líderes religiosos que ficaram famosos pela televisão podem hoje ser comparados aos artistas. “As grandes igrejas dependem de uma figura carismática”, explica Jeane Kilde, diretora do Programa de Estudos Religiosos da Universidade de Minnesota, Estados Unidos

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