PORQUE A GRAÇA DE DEUS SE MANIFESTOU TRAZENDO SALVAÇÃO A TODOS OS HOMENS. TITO 2-11

sábado, 24 de setembro de 2011

Não quero se feliz! Quero ser salvo!



E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
Apocalipse 20.11-15

O lema do mundo hoje é ser feliz! Todos querem sua própria felicidade, muitos a buscam de qualquer forma, em qualquer lugar, ou em qualquer coisa. Mas a maioria do mundo está afundada em uma busca de felicidade egoísta que passa por cima de qualquer um que pise no calo do próximo.
E dentro da Igreja? A busca desenfreada pela felicidade contaminou quase todo mundo. Todos querem ser prósperos, cheios de saúde, ter um relacionamento perfeito, fazer as melhores apresentações, ter fama na igreja, gravar um cd, dvd, ser o melhor da coreografia, ser excelente, não sofrer danos, etc. A lista de pedidos para Deus em busca da felicidade própria é enorme.
Mas pensando a luz da Palavra de Deus toda essa história de busca da felicidade é boa? Falando claramente, sem rodeios, não, não é boa, por vários motivos.
Em primeiro lugar a bíblia diz que todo homem é pecador. Se somos pecadores, estamos todos contaminados, sempre vamos errar uma hora ou outra e por causa do pecado sempre sabotamos a nossa felicidade ou ela é sabotada por alguém, e sem a ajuda de Deus nunca a conseguimos alcançar. E pior, Deus não tem obrigação nenhuma de nos fazer felizes. Por isso toda a busca por algo desse mundo nos torna egoístas, desconfiados e ansiosos. A busca pela felicidade tira a paz de qualquer um e nos torna insatisfeitos com tudo e com todos.
Em segundo lugar, o próprio Jesus disse que passaríamos por várias aflições e ele mesmo viveu aflito nesse mundo. Jesus viveu aflito financeiramente, seu pai e ele eram carpinteiros para sobreviver, depois que começou sua missão foi pior, teve que ser sustentando por mulheres, teve que multiplicar pães para abastecer o povo, mandar Pedro pescar na boca do peixe para pagar o imposto. Mesmo assim alguém lembra de alguma palavra de Jesus a respeito de ficar angustiado por aflições financeiras? Pelo contrário, Ele ordenou não olhar para as riquezas, desprezá-las e olhar somente para Deus. Jesus também viveu aflito nos relacionamentos, não casou, não teve companheira e seus melhores amigos o traíram, o abandonaram e pior ninguém podia entender Ele aqui na terra, quem entenderia a vida de um homem-Deus na terra, quem aconselharia Jesus, ninguém, nem Maria. Sem falar de toda perseguição ao seu ministério, sua morte pedida por aqueles a quem pregou e ministrou. Só Deus realmente ajudou a Jesus em tudo.
Baseado nesses dois motivos, primeiro que sou pecador e segundo que Jesus foi o único santo e não buscou a felicidade como o mundo a busca, eu posso dizer que não quero ser feliz, eu quero ser salvo.
Meus últimos motivos não são menos importantes. O tempo passa, a morte chega e depois da morte? Se for tolo o bastante para negligenciar a salvação para buscar a felicidade vazia desse mundo, com certeza posso perder a vida eterna. Quem me garante que vou estar vivo amanhã, e você? Isso não é motivo para me jogar nessa vida cheia de venenos e armadilhas igual a uma marionete da mídia e das propagandas esperando a felicidade. Pelo contrário é motivo de me preocupar com meu destino eterno e garantir minha salvação.
Por último, o julgamento, o versículo acima me garante que tudo será julgado por Deus e por Jesus e por nenhuma outra pessoa. Se meu nome não estiver no livro da vida serei condenado e lançado no lago de fogo. Minhas obras serão julgadas e se não houver me arrependido poderei ter ganho o mundo, ter sido próprero, ter tido saúde até os 100 anos, vários amigos, um famoso ministério ou profissão, nada tisso vai me servir para nada.
Não confio nesse mundo, nem no meu coração, minha felicidade pode não agradar a Deus. Com certeza é mais sábio viver 20 anos triste e angustiado e lutar com Deus para ser salvo do que 70 anos a mil por hora fazendo tudo que quero e perder a eternidade por minha busca desenfreada da felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui sobre o artigo lido.