PORQUE A GRAÇA DE DEUS SE MANIFESTOU TRAZENDO SALVAÇÃO A TODOS OS HOMENS. TITO 2-11

terça-feira, 12 de julho de 2011

Erasmo de Roterdão morreu há 475 anos


O Humanista holandês Erasmo de Roterdão foi um dos principais mentores da Reforma Protestante, iniciada no século XVI por Martinho Lutero.
Erasmo nasceu em 1466, na cidade de Roterdão (Holanda). Frequentou o Collège Montaigu, em Paris, e continuou os seus estudos na Universidade de Paris, o então principal centro escolástico de França. Além destes centros escolásticos, Erasmo cedo foi recebendo influências crescentes do Renascimento da cultura clássica, que chegava de Itália.
Erasmo optou por uma vida de académico independente: independente de país, independente de laços académicos, de lealdade religiosa, e de tudo que pudesse interferir com a sua liberdade intelectual e com a sua expressão literária. Este viveu numa época em que era imperativo, em toda a Europa, existir um conjunto de medidas que pusessem termo ao saber dogmático, imposto pelo poder clerical, um saber que impedia o desenvolvimento da opinião pública e consciencialização política na Europa.
Com o propósito de terminar com o conhecimento de cariz dogmático, este nutriu como principal objectivo de vida, regenerar o continente europeu, pondo em evidência o ideal evangélico e opondo-o contra as guerras. Segundo este, “para se chegar à paz, ter-se-ia que se proceder ao desarmamento dos países, retirando aos príncipes o direito de declarar guerra e de mobilizar a força nacional em favor da paz”. Juntamente com Maquiavel, Leonardo da Vinci, Lutero e Calvino, Erasmo de Roterdão foi um dos principais percussores do Renascimento. Erasmo escreveu um livro denominado “O Elogio da Loucura”, que dedicou a Thomas More, um escritor, advogado e homem de leis inglês.
Este livro, escrito em 1509 e publicado em 1511, é considerado um dos principais legados do Humanista holandês, sendo um dos mais influentes livros da civilização ocidental e um dos principais catalisadores da Reforma Protestante, reforma essa iniciada por Martinho Lutero. Erasmo morreu no dia 11 de Julho de 1536 em Basileia (actual Suíça).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui sobre o artigo lido.