PORQUE A GRAÇA DE DEUS SE MANIFESTOU TRAZENDO SALVAÇÃO A TODOS OS HOMENS. TITO 2-11

quinta-feira, 31 de março de 2011

Primeiro-ministro do Japão diz querer desmantelar central nuclear


O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, afirmou nesta quinta-feira (31) que a central de Fukushima deve ser desmantelada, ao mesmo tempo que aumenta a pressão internacional para a ampliação do perímetro de segurança, após os altos níveis de radiação detectados a 40 Km de distância do local.

O anúncio de que Fukushima será desmantelada foi feito pelo secretário do Partido Comunista japonês, Kazuo Shii, ao fim de uma reunião com o chefe de governo de centro-esquerda, informou a agência Kyodo.

A Tokyo Electric Power (Tepco), operadora e proprietária da central Fukushima Daiichi, considera que será inevitável desmantelar os quatro primeiros reatores da usina, após as difíceis operações de resfriamento que podem durar meses.

Estes reatores sofreram graves danos após o terremoto e tsunami de 11 de março, mas o presidente de honra da Tepco, Tsunehisa Katsumata, deu a entender nesta quarta-feira (30) que os reatores cinco e seis, que não sofreram danos, poderiam ser conservados.

Quer ler mais notícias? Clique aqui
A radioatividade, no entanto, afeta cada vez mais a região nordeste do Japão. Mostras de água do mar recolhidas 300 metros ao sul da central tinham um nível de iodo radioativo 4.385 vezes superior ao tolerado, segundo a Tepco.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou nesta quarta-feira que os níveis de radiação medidos em Iitate, a 40 km da central de Fukushima, superam os níveis recomendados.

Apesar das pressões internacionais para ampliar o perímetro de segurança ao redor da central de Fukushima, atualmente de 20 km, as autoridades japonesas afirmaram que não há planos imediatos para a medida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui sobre o artigo lido.